segunda-feira, 5 de maio de 2014

Opinião - Confiança e autoimagem. Escrevi isso em 2009 e publicando agora em 2014.

“Podemos mudar nossa vida inteira e a atitude das pessoas que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos”.(Rudolf Dreikurs). Esta pode ser a única solução viável no futuro, ou seja, como é que podemos começar a influenciar as coisas de imediato. Eu entendo que tenho o poder de gerar a “energia da confiança”. E isso ocorre no momento em que eu necessito desta energia para movimentar a minha capacidade de tomar iniciativas, de ter coragem de enfrentar o desconhecido, experimentar algo novo, sair da minha zona de conforto e me colocar, é claro, em exposição a riscos de várias proporções. Isso mesmo!! Houve um tempo em que alguém me afirmara e me garantira ser esta uma característica pessoal minha e que esta se tratava de uma característica extremamente importante para o meu sucesso. Sim essa minha autoconfiança! E, a partir de então, percebi que a falta de confiança em minhas habilidades, em meus conhecimentos e na minha própria atitude poderia ser um dos grandes inimigos da minha auto realização e, porque não, do meu sucesso. Busquei essa confiança de minha autoimagem. A maneira de como eu me vejo, está relacionada com a expectativa que eu tenho de mim mesmo. Não me lembro de ter, em toda a minha vida, pelo menos até agora, destacado minhas dificuldades como fracassos. Felizmente nunca cometeram comigo o crime de “extirpar” a minha autoestima, simplesmente pela minha dificuldade em executar uma tarefa. Também não faço com ninguém, pelo fato de trazer comigo a consciência de que, o que plantamos hoje, é o que colheremos no futuro. São princípios que trazemos do seio de nossa família. Na pratica, essa condição é refletida quando observamos pessoas com grandes dificuldades de falar em público, de tomar iniciativas, de ter coragem de se expor diante de outras pessoas. Entendo que, assim sendo, eu poderia ter muitos sonhos, mas não teria a energia capaz de transformá-los em realidade. “Sempre é tempo para mudar uma realidade”. E eu acredito que posso sempre promover essa mudança. Assim como eu, todos nós podemos mudar a imagem que temos de nós mesmo. Isso!!! É começar a substituir as experiências vividas por novas expectativas, reprogramando com imagens positivas, com a certeza de que vou mudar a minha realidade para, novamente, poder enfrentar novas situações. É assim mesmo. Em nossas reuniões aqui no Shopping Praia da Costa sempre destacamos a figura do grande profissional adequada ao Grupo Empresarial. Pode ser que esta seja a oportunidade para eu me transformar num grande profissional e, num futuro não muito distante, retornar com a capacidade necessária para encarar desafios muitos maiores do que os que eu teria com a vida profissional estacionada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário